Quem sou eu

Minha foto
Eu confesso que a imponência das Escrituras me deixa maravilhada e a santidade dos Evangelhos fala ao meu coração.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

2º CONTRAPONTO TEOLÓGICO


Partindo da premissa que a Teologia Bíblica é uma atividade cuja finalidade é esclarecer os temas e as idéias da Bíblia sem os pressupostos que inevitavelmente dão um certo colorido às interpretações particulares, considere as seguintes afirmativa abaixo, faça seu comentário explicando subjetivamente os antagonismos, problemas e dificuldades que cercam a Teologia do N. T. baseando em argumentos e/ou contra-argumentos, para uma melhor compreensão do pensar neo-testamentário justificando sua resposta se possível com referencias bíblicas.

II – O Novo Testamento é uma graduação a cima do antigo Testamento na economia de Deus. Logo, ainda que o A.T tenha sua relevância, pode-se afirmar que o mesmo é insuficiente quanto à revelação divina, sendo, portanto o Novo Testamento superior.
Comentário: Russel Normam Chaplim afirmou que o Novo Testamento é mais relevante que o Antigo Testamento. Por outro lado, Yancey declarou (Em “A Bíblia que Jesus lia”) que compreender o Antigo Testamento é entender o próprio Jesus, bem como o Novo Testamento.
Comentário: Claudia Oliveira - Não. A Bíblia inclui dois testemunhos, ela é um só conjunto tendo Jesus Cristos como tema. No AT , Ele é apresentado de maneira indireta por vários personagens (Isaque, José, Davi) e por tipos e ordenanças de adoração: o tabernáculo com o lugar santíssimo e todas as suas mobílias os diferentes sacrifícios e festas.
No NT, essas ilustrações e símbolos assumem seu real significado, Vemos Jesus em sua humildade, sua obra de redenção e seu glorioso retorno. O NT complementa a dimensão espiritual do antigo. (I Co 10.11 ; Rm 15.4)
Jo 5.39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”. Esse convite do senhor se refere particularmente do AT, pois o novo ainda não havia sido escrito até aquele momento.
Jesus disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprissem tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lc 24. 44-45.
"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei". (Sl 119.18)

3 comentários:

  1. Evidentemente que o AT e NT se completam em sua plenitude de santidade, verdade perfeita e justa no amor de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. É assim que fazemos teologia compartilhando as interpretações e as idéias.

      Excluir
  2. O AT e o NT ficariam incompletos sem a existência de qualquer um deles.

    ResponderExcluir

Saber usar bem a liberdade de expressão é uma atitude sábia.