Quem sou eu

Minha foto
Eu confesso que a imponência das Escrituras me deixa maravilhada e a santidade dos Evangelhos fala ao meu coração.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

5º CONTRAPONTO TEOLÓGICO


Partindo da premissa que a Teologia Bíblica é uma atividade cuja finalidade é esclarecer os temas e as idéias da Bíblia sem os pressupostos que inevitavelmente dá um certo colorido às interpretações particulares, considere as seguintes afirmativa abaixo, faça seu comentário explicando subjetivamente os antagonismos, problemas e dificuldades que cercam a Teologia do N. T. baseando em argumentos e/ou contra-argumentos, para uma melhor compreensão do pensar neo-testamentário justificando sua resposta se possível com referencias bíblicas.

V – O Antigo Testamento sem o novo Testamento é um corpo sem membro, e o novo Testamento sem o antigo Testamento é um edifício sem alicerces. Conclui-se que o Novo Testamento é o complemento da revelação divina, sendo, portanto suficiente para nossa teologia e fé. O fato de quase não existir referências feitas ao Antigo em o Novo Testamento prova que o A.T. é um livro obsoleto.

Comentário: Lutero afirmou que se preservássemos somente o Evangelho de João e a carta aos Romanos o cristianismo seria salvo.

Comentário: Claudia Oliveira - Não. Em primeiro lugar, deve-se considerar que, para uma exposição clara a respeito de Jesus e de todos os seus atributos como segunda pessoa da trindade e Filho de Deus encarnado é necessário entender o A.T. O AT e NT são incompletos na ausência um do outro. Jesus não é uma figura obscura vinda do nada para salvar a humanidade. Jesus é o Messias prometido a Israel por Deus, que enviou seu Filho para salvar o seu povo. O caráter de Deus, do Filho e do Espírito Santo é revelado no AT de maneira grandiosa e gloriosa.
E no AT que se compreende que Jesus é o descendente de Abraão, pai de Israel, e sucessor de Davi, rei de Israel. A verdadeira Igreja de Jesus Cristo é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (Ef.2.20). “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina”.
O AT é rico em ensinamentos sobre família, sociedade, culto e serviço, área em que o povo de Deus necessita grandemente de instrução. Em suma para um ensino equilibrado e qualificado sobre vida Cristã, é essencial que o povo de Deus conheça as Escrituras do AT. Temos como exemplo o livro de hebreus que nos proporciona uma discussão mais clara a respeito do entendimento cristão do antigo testamento. Em Hb 11.4-40 é relatado vários preceitos como: sacrifício, traslados milagrosos, Fé, milagres e outros.

4 comentários:

  1. comentario sobre o antigo testamento sem o novo:
    claudia...
    foi muito bom o seu comentario...com todo certeza que os dois são validos eu concordo mas com todo respeito...eu creio que quando Martinho Lutero falava sobre este assunto ele tinha em mente a respeito da salvação das nossa almas porque esse era o foco dele na época...joão e romanos fala exatamente a esse respeito sotereologia ou doutrina da salvação e isto é só pela fé no filho de Deus...portanto eu acredito assim...a esse respeito com certeza só jesus cristo é suficiente pra salvar o homem e cristo é o resumo de todo evangelho jesus é a promessa que o antigo testamento nunca viu e todos os herois da fé morreram sem alcançar a promessa sem nos eles (AT)não seriam aperfeçoados portanto é claro que eles deixaram um bom testemunho... mas cristo é o segredo revelado e só esses dois livros respaldaria a nossa salvação acredito que isto não é descriminar os antigo testamento mas reforçar que cristo é suficente pra salvar o homem...
    obs:
    o antigo testamento é o nosso aio a lei nos levou até cristo quem encontra cristo não precisa mais de aio eu sou grato pelo aio mas hoje com cristo não preciso mais de aio ta okey
    o antigo testamento foi util e serviu até cristo...hoje qualquer assunto que eu preciso saber é só perguntar a cristo a nossa nova aliança...cristo é suficiente e se joão e romanos fala dele na plenitude então concordo com lutero cristianismo seria salvo sim
    curiosidade:
    como foi que voce se salvou...voce ouviu sobre o antigo testamento ou foi porque voce ouviu falar de jesus cristo??? aposto que foi quando voce ouviu sobre joão 3:16 rssssssssssssssssssssss!!!
    bjs jesus te ama! me lembra sempre de entra no blog ok. estamos juntos fui sou: Adriano Semedo

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Adriano, como e maravilhoso expressarmos e compartilharmos nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Claudia!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Saber usar bem a liberdade de expressão é uma atitude sábia.